Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Eduardo Freccia analisa mandato, elogia gestão Moisés e defende eleição de Camilo Martins

Por: Marcos Schettini
21/07/2022 16:29
Divulgação/Facebook

Durante os oito anos em que Camilo Martins foi prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia foi seu aliado de primeira ordem, posto este que fortaleceu seu nome na sucessão municipal de 2020. Com apoio efetivo de Camilo, Eduardo foi eleito prefeito com mais de 28 mil votos e, desde então, mantém um ritmo acelerado no despacho de projetos que fortalecerão o município para os próximos anos.

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Marcos Schettini, o prefeito de Palhoça pelo Podemos fez um balanço do desenvolvimento municipal, apontando quais as diretrizes reais para fortalecer o progresso dos palhocenses, dando continuidade, de acordo com ele, ao trabalho iniciado por Camilo Martins em 2013.

Indagado sobre seu apoio a Carlos Moisés, afirmou que o governador implantou um sistema de gestão municipalista. “É o sonho de todo prefeito”, resumiu. Ainda, declarou apoio para Camilo Martins (pré-candidato a deputado estadual) e Rosiney Horário (pré-candidato a deputado federal) nas eleições de outubro.

Ainda, comentou sobre democracia, urnas eletrônicas e sobre as necessidades da Grande Florianópolis. Confira:


Marcos Schettini: O senhor nunca foi político e, de repente, é eleito prefeito de uma cidade importante de SC. Como se deu isso?

Eduardo Freccia: Nunca exerci mandato eletivo, mas, desde que o Camilo Martins assumiu como prefeito em 2013, eu integrei a equipe técnica que o acompanhou e auxiliou na solução dos problemas da cidade. Fui responsável pela infraestrutura e planejamento da cidade e sempre estive a par de tudo que acontecia. Portanto, mesmo no desempenho de função técnica, sempre estive diretamente envolvido em todas ações políticas da administração, então suceder o ex-prefeito Camilo foi um processo natural. Ele acreditou na minha capacidade e competência, a cidade reconheceu o trabalho executado e o sucesso da administração da cidade nos últimos oito anos e percebeu que precisávamos continuar avançando, por isso fui eleito prefeito.


Schettini: Seu maior incentivador é justamente Camilo Martins. O que ele quer nestas eleições?

Freccia: Temos um time e o Camilo foi meu grande incentivador e eu também sou um grande incentivador dele. Palhoça atingiu um patamar elevado de administração e obtenção de recursos, então o nível de exigência da cidade é cada vez mais alto, o que os moradores esperam da gestão é cada vez mais do que já foi feito, por isso, precisamos de grandes representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, para lutar por recursos e ações para atender cada vez melhor a população e seus anseios. O Podemos de Palhoça tem Camilo Martins como pré-candidato a deputado estadual e Rosiney Horário como pré-candidato a deputado federal. Palhoça precisa ter representantes no Legislativo estadual e federal para lutar pela nossa cidade e o Camilo e Rosiney são preparados e já provaram ter competência, por tudo que realizaram em Palhoça e, por isso, se credenciam para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Schettini: O Podemos está apoiando firmemente o governador Carlos Moisés. Por quê?

Freccia: Temos que reconhecer que o governador Carlos Moisés implantou um sistema de gestão municipalista, que é o sonho de todo prefeito. E, com isso, fez com que pudéssemos contar com recursos para a realização de importantes obras e ações que o município, sozinho, levaria mais de 20 anos para realizar. Nunca um governo investiu tanto nas cidades como está se investindo agora, no governo Carlos Moisés. O governador atendeu o sonho dos municípios catarinenses que nunca imaginaram realizar. Temos que trabalhar para que essa forma de governar, esse modelo, se perpetue. Palhoça ainda tem muitos projetos para serem realizados e com um governo municipalista podemos realizar o que ainda nos falta.


Schettini: O que seu partido olha nestas eleições para se fortalecer?

Freccia: O Podemos quer eleger o maior número de deputados federais e estaduais, e estar na chapa vitoriosa para o Governo do Estado. O Podemos é um partido que administra com muito planejamento, voltado para o cuidado das pessoas, então temos que crescer para levar esse modelo de administração para toda Santa Catarina, a exemplo do vem sendo feito em Palhoça, Blumenau, Mafra e Balneário Camboriú, municípios que o Podemos administra.


Schettini: Palhoça tem ganho investimentos que vão empurrar o município para o futuro. Quais são eles?

Freccia: Em função da sua localização geográfica estratégica (ao lado da Capital, cortada por duas rodovias federais e próxima a dois portos) e dos investimentos que o Poder Público tem feito nos últimos 10 anos, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento do seu ecossistema de negócios, o município de Palhoça tem experimentado um crescimento vertiginoso. Palhoça se tornou uma ótima opção tanto para se residir quanto para se investir, o que se refletiu na expansão de empresas e indústrias que investem no município e, consequentemente, em um aumento populacional. Por isso, a Prefeitura tem investido em obras de infraestrutura que facilitem o deslocamento interno, entre os bairros, porque quanto menos tempo o cidadão passa no trânsito, mais tempo tem para produzir no trabalho e mais tempo tem para aproveitar o convívio da família e dos amigos.

O ponto forte da gestão dos últimos 10 anos, foi o planejamento e a elaboração de bons projetos. Dentro dessa lógica, o município apresentou bons projetos e aderiu ao Plano 1000, do Governo do Estado, para tocar 10 obras importantes de mobilidade urbana, não só promovendo pavimentação, mas ampliando as alternativas de tráfego dentro dos bairros, criando novas avenidas para resolver os gargalos formados em determinados pontos do trânsito interno, em regiões mais densamente povoadas.

O município também está a ponto de se transformar em uma referência regional em saúde, com a construção de dois hospitais. O complexo Leonardo da Vinci está sendo construído no Pagani pela iniciativa privada, e vai contar com clínicas, laboratórios e um hospital de alto padrão – apesar de ser um investimento privado, o município realizará convênios para a utilização do espaço para pacientes do SUS. E o hospital público, antigo sonho da população de Palhoça, também já está a caminho, com recursos já confirmados pelo Governo do Estado dentro do Plano 1000. Além disso, com a finalização prevista do Contorno Viário da Grande Florianópolis, Palhoça se expandirá ainda mais como um grande polo de desenvolvimento e de logística em razão privilegiada localização e ambiente desenvolvido de negócios.

Schettini: Como o senhor vê as eleições de outubro? A democracia está ameaçada?

Freccia: Como toda eleição, em outubro vamos decidir, mais uma vez, os rumos do nosso país e do nosso Estado. Vamos poder eleger quem, de fato, está de acordo com os desejos da população, analisando quem já mostrou o que fez e como fez. As instituições estão funcionando em perfeita harmonia e o TSE está dando oportunidades para todos se expressarem em relação as questões eleitorais. Seguimos acreditando em eleição limpa e democrática, como é a tradição do nosso país e é preciso defender a democracia, que permite a todas e todos expressar suas ideias e cobrar os governantes, além de assegurar o funcionamento pleno das instituições, pois, é através delas que os anseios e necessidades da população são atendidas.


Schettini: O senhor acredita na lisura das urnas eletrônicas?

Freccia: O TSE abriu espaço para todos que queiram se manifestar e auditar as urnas. Tenho clareza e acredito nelas e no processo eleitoral brasileiro, até que se prove o contrário.


Schettini: O que o senhor vê como a maior e implacável necessidade da Grande Florianópolis?

Freccia: A maior necessidade da Grande Florianópolis é a união entre os municípios nos pontos cruciais que precisam ser avançados. A união vai garantir que o Contorno Viário seja concluído no prazo estabelecido; a verdadeira integração do transporte coletivo na região precisa acontecer, porque além de ser benéfico para cidadão, vamos minimizar o tráfego desnecessário de ônibus entrando em Florianópolis; depois precisamos tornar viável, acessível e executar o transporte marítimo. A mobilidade é um ponto crucial para a região.

Schettini: Rodrigo Coelho, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, pode ser qual diferença em favor de SC?

Freccia: O deputado Rodrigo Coelho é um amigo. É sempre importante ter parceiros e pessoas engajadas pelo nosso Estado em cargos deste porte. Isso porque vão ver com outros olhos e nível de importância os problemas e interesses de Santa Catarina, para que nosso Estado tenha direito de retribuição e os recursos dos impostos pagos pelos catarinenses sejam devolvidos ao Estado. Então sabemos que o deputado federal e presidente da Comissão de Turismo Rodrigo Coelho será um ferrenho defensor dos interesses de SC.


Schettini: Quem é Eduardo Freccia e o que ele quer do futuro?

Freccia: Sou um apaixonado por Palhoça, apaixonado pela gestão pública que permite dar melhor qualidade de vida aos palhocenses e isso dá força e motivação para atender melhor a nossa população para que cada palhocense tenha um futuro melhor.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro